SuperAção

O que é: Jovens voluntários buscam interagir com comunidades carentes para gerar desenvolvimento sustentável
Objetivo: Formar jovens líderes através do incentivo ao desenvolvimento sustentável em comunidades necessitadas, agindo em parceria com os beneficiados.



O projeto SuperAção tem como objetivo realizar campanhas e atividades periódicas em comunidades carentes com o intuito de aliar a promoção de valores, a necessidade de humanizar o ambiente das instituições e a mobilização, o engajamento e a formação de voluntários. 

Neste projeto, jovens voluntários planejam e realizam ações pontuais, tais como: reformas, pinturas e campanhas de arrecadação em instituições como creches, abrigos, orfanatos, escolas públicas e instituições em geral.



A família SuperAção é parte da ONG Sonhar Acordado, e assim como nos outros projetos da Sonhar, nossa meta é realizar sonhos. Sonhos estes que servem como faíscas para reacender a esperança nas comunidades! E a melhor forma que conseguimos pensar para fazer isso é mostrar para as próprias pessoas o potencial delas! E qual o melhor jeito de mostrar algo se não inspirar e servir de exemplo?

Podemos dizer que de forma geral a nossa idéia é identificar comunidades carentes e mudar a realidade deles principalmente através de construções, reformas, etc. Mas de forma alguma queremos chegar a um lugar, construir e ir embora. O mais importante para nós é o engajamento e a criação de um vínculo, mesmo que temporário, com a comunidade!



Para atingir esses objetivos temos um plano geral de longo prazo: identificar uma comunidade e realizar algumas "intervenções" trimestrais. A idéia é que a cada intervenção tenha uma quantidade cada vez maior de membros da comunidade participando, até um ponto em que percebamos que eles por si só consigam continuar esse ciclo sem a nossa presença! A partir daí, buscamos outra comunidade que necessite de nossa ajuda, e assim sucessivamente.



O projeto SuperAção está consolidado nos estados de São Paulo, na capital e em Campinas e no Rio Grande do Sul, na cidade de Estância Velha. E está de volta ao estado do Rio de Janeiro com força máxima. Com uma equipe de jovens líderes dispostos a transformar a realidade de muitas pessoas com sua dedicação e empenho. Jovens que acreditam incondicionalmente que a caridade é o único tesouro que se aumenta ao dividi-lo. Jovens que não se importam com o tamanho do problema se a vontade de resolver é maior. Jovens que carregam dentro de si a simples e bela capacidade de amar o seu próximo. Jovens cujo objetivo é despertar nas pessoas a capacidade de SuperAção.



Esses são os nossos jovens, a nossa família. Nossa família precisa de ajuda para conseguir transformar a vida de muitas pessoas. Felizmente não podemos fazer tudo sozinhos. Felizmente porque é nesse momento que lembramos que existe alguém ao nosso lado, que pode nos estender a mão e caminhar conosco. Não estamos sós neste mundo, felizmente!!



Se você quer nos ajudar, venha SUPERAR com a gente!!!


Comunidades beneficiadas:

1a Ação – Araruama-RJ – Comunidade de Nossa Senhora de Nazareth – julho/2013
2a Ação – Araruama-RJ – Comunidade de São Francisco – novembro/2013
3a Ação – Araruama-RJ – Comunidade de Engenho Grande – janeiro/2014


Ficou com vontade de ajudar!?!? Entre em contato com a gente pelo e-mail superacao.rio@gmail.com

Próximas ações:

SAVE THE DATE!
o 25 – 27 de abril 2014
o 15 – 17 de agosto 2014
o 31 de outubro – 02 de novembro 2014
o 13 de dezembro 2014

Locais a serem definidos.